Após manter o silêncio em meio a suposta crise pela qual passa o Flamengo, a presidente do clube Patricia Amorim veio a público dar satisfações aos sócios e torcedores. A mandatária falou sobre os casos Thiago Neves, Ronaldinho, Alex Silva e pontuou que não existe nenhum problema grave financeiro no clube.
Na entrevista coletiva, concedida na tarde desta segunda-feira (16.01), Patricia Amorim ainda condenou a postura do Fluminense com relação à contratação de Thiago Neves. Veja a íntegra da coletiva, em tópicos.
Crise
"A suposta crise deve vender muito jornal. São muitos capítulos, mas com tranquilidade e honestidade superaremos tudo isso. Essas qualidades podem estar em falta no futebol, mas seguimos esse caminho no Flamengo. Podemos até cair do cavalo, mas vamos continuar fazendo as coisas de maneira correta. Defendemos o Flamengo 24 horas por dia e colocamos o clube acima de tudo. As coisas não acontecem do jeito que as pessoas falam".
"O Flamengo não vive uma crise financeira. Que isso fique bem claro. E não há salário nenhum atrasado. Temos um acordo com o Departamento de Futebol, antigo, que prevê o pagamento dos salários de cada mês até o dia 25 do mês seguinte. Acordamos com o futebol que pagaríamos parte da premiação e do 13º até o dia 9. Cumprimos. Semana passada, mandamos uma mensagem para o futebol dizendo que até o dia 25 os salários estariam pagos normalmente, como sempre fazemos. Só que pagaríamos também as luvas atrasadas. Mas não esperamos e pagamos as luvas hoje (segunda-feira). Ainda quitamos uma parcela dos direitos de imagem do Deivid. Nenhum funcionário do Flamengo está com salários atrasados desde que entramos".
"Quando assumimos, pegamos o Flamengo com 80 milhões de adiantamento. Ano passado, diminuímos esse adiantamento para 40 milhões e esperamos usar cada vez menos isso. Subimos o patrimônio de jogadores do Flamengo em 25%, já que não vendemos quase ninguém. Pagamos 20 milhões em dívidas trabalhistas e mais 80% de uma outra dívida que o Flamengo tinha com a empresa BWA (de ingressos). Até maio, teremos isso equacionado e o clube voltará a ter uma receita com bilheteria. Assinamos o melhor contrato de transmissão da história do futebol brasileiro, já que, com o pay per view, recebemos mais que o Corinthians. Precisamos passar isso para o torcedor para ele ver que nem tudo é como se passa".
"Temos uma premissa básica no Flamengo, que é manter o elenco. Renovamos 90% dos contratos de nossos jogadores. Em segundo lugar, queremos sempre ter nossos compromissos em dia. Isto é, resolver nossas pendências e resolvemos hoje (segunda-feira). Agora, voltamos todos os nossos esforços para as contratações. Essas negociações já estavam acontecendo e continuaremos buscando reforços. O elenco do Flamengo não está fechado".
"Trabalhamos de uma maneira honesta, ética, aqui no Flamengo. Se nem todos os clubes trabalham assim, não posso fazer nada, paciência. Se isso faz nossas negociações serem mais lentas que as dos outros, é um compromisso que temos".
"Muitas vezes a dificuldade em contratar não é financeira. Na maioria das vezes pode ser, mas nem sempre é. Nós não consideramos o elenco fechado e estamos atentos ao mercado. Por exemplo, o Bolívar preferiu ficar no Internacional. Às vezes você quer, mas o jogador não".
"Temos tido cuidado nas contratações também pelo fato de termos uma safra muito boa de jovens jogadores. Eles estão sendo aproveitados no profissional e isso é uma vitória do Flamengo. Eles são patrimônio do clube e a expectativa é muito boa com relação a eles".
Thiago Neves
"Marcamos essa entrevista achando que teríamos algum posicionamento do empresário do Thiago Neves. No entanto, ele, em uma outra entrevista (concedida nesta segunda-feira), disse que as negociações não estão encerradas. O Flamengo confia nisso e a negociação realmente continua. Tudo está nas mãos do empresário e do jogador. Eles precisam se posicionar. Afinal, a decisão é deles. Nós acreditamos na palavra deles, mas essa posição não veio ainda. Eles precisam falar".
"O Flamengo fez uma boa proposta, melhor até do que a suposta proposta do Fluminense. Ao menos é o que dizem. Nós repudiamos a atitude do Fluminense nessa história toda. O Flamengo não faz isso".
"O Al Hilal diz que a negociação está em curso, não há um elemento novo. Mantemos nossa confiança e, se vamos pagar por isso, não sei. O que garanto é que o Flamengo tem palavra".
"Começamos a negociar a contratação do Thiago Neves antes, sim. Mandamos uma proposta para os árabes e eles nos mandaram uma contraproposta. Buscamos as garantias que eles pediram e as temos. Já apresentamos isso a eles. Se fizemos tudo o que eles pediram, estamos no negócio. Essa é a verdade. O Flamengo tem suas dificuldades, mas para essa operação (Thiago Neves) tem seus investidores. Temos a quantia para fechar o negócio agora".
"Se o Thiago Neves ficar, estará mantendo sua palavra. Seria ótimo. A torcida já mostrou que quer ele. Depende apenas dele. Seria recebido de braços abertos como sempre foi. Com o Flamengo, o Thiago Neves disse que não assinou nada. Não foi para mim que ele disse, mas disse para nós. A princípio, ele disse que fica no Flamengo.".
Fluminense
"Não me sinto confortável com a postura do presidente do Fluminense. Liguei para ele e ele me disse que não sabe de nada, que a patrocinadora do clube é que comanda as negociações. Só que isso gera um problema entre as instituições. Se tem interesse no jogador, assume. Eles estão atravessando a negociação e inflacionando o mercado. Isso é um desserviço ao futebol. Essa atitude não condiz com o bom relacionamento que tínhamos entre os co-irmãos aqui, no Rio. Esse bom relacionamento não existe mais. Entrei em contato direto com o presidente e falei sobre o Bolívar, na época. Ele me disse que também não tinha interesse, como não tinha no Thiago Neves. Só que, depois, vi uma entrevista dele dizendo que não tinha falado comigo. Isso atrapalha muito nosso relacionamento e pode ter um desdobramento".
"Isso não se assemelha em nada na negociação do Flamengo com o Grêmio. O Ronaldinho era do Milan e o Flamengo sempre se mostrou interessado no jogador. Ainda tinha o Palmeiras. E quem decidiu foi o jogador. Quem decide é o jogador, já que as propostas são sempre semelhantes".
"Não posso julgar, mas o Fluminense sempre falou, ao longo de todo o processo, que só entraria no negócio quando o Flamengo saísse. Dizer que não falou comigo não é bacana. Está claro que eles entraram no negócio. Não quero dizer aqui como deve ser o mercado. O Flamengo tem interesse. Se eles têm, que falem. Esse incidente, sem dúvida, prejudica uma possível parceria entre os clubes numa futura concessão do Maracanã".
Alex Silva
"A atitude do Alex Silva pegou todos de surpresa. Não sabemos o motivo dele ter feito isso (ausentar-se na viagem para a Bolívia). Ao longo das horas vamos apurar o que aconteceu. Ele está afastado e o assunto está entregue ao departamento jurídico. Foi uma falta grave".
Deivid
"Assumimos que temos uma dívida com o Deivid. Nunca negamos isso. Pagamos as luvas e uma parcela do que devemos a ele. Sabemos que devemos, nunca negamos, mas nem por isso ele se ausentou do elenco. Nós pensamos sempre em resolver os problemas que temos com todo o grupo. Passamos as datas e corremos atrás para cumpri-las. E estamos conseguindo".
Luxemburgo
"Acho que o Luxemburgo está seguindo o que eu falei. O momento não é de falar, mas de pensar nos dois jogos decisivos que temos pela Libertadores. Nos falamos sempre. E nem tudo o que fazemos agrada a todo mundo. O que procuramos fazer aqui, no Flamengo, é tentar acertar mais vezes".
Vagner Love
"Sempre faremos esforço para contratar jogadores que queiram defender o Flamengo e o Vagner Love se enquadra nesse perfil. Ter um jogador como ele sempre será nossa vontade".
Ronaldinho
"O Assis esteve conosco e virá na quarta-feira ao Flamengo para acertarmos tudo. O Ronaldinho segue cumprindo seus compromissos com o Flamengo. Tudo o que foi determinado, ele está fazendo. O desfecho de todo o problema que temos com ele será na quarta. Se não acertarmos tudo com a Traffic, o Flamengo acertará sozinho. Já dissemos que temos interesse no jogador e queremos ficar com ele. Esperamos que tudo corra bem e que a Traffic continue sendo nossa parceira. Se não der certo, buscaremos outra alternativa. A dívida não é do Flamengo, mas o problema é. O importante a se dizer é que o clube tem vínculo trabalhista e federativo com o jogador. Temos que deixar claro para o torcedor isso e que o Flamengo vai brigar para mantê-lo no elenco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário