quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Com iminente saída de Luxemburgo, Flamengo vence apertado o Potosí e avança à fase de grupos

Na partida que pode marcar a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo do Flamengo, o time conseguiu uma vitória apertada sobre o Real Potosí, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão, e avançou para a fase de grupos da Copa Libertadores. Leonardo Moura e Ronaldinho Gaúcho fizeram os gols brasileiros no Rio de Janeiro.

A classificação veio com o resultado agregado de 3 a 2 a favor da equipe rubro-negra, já que na Bolívia o Potosí tinha vencido por 2 a 1.

Na próxima fase, o Flamengo estará no grupo 2 ao lado de Olimpia, do Paraguai, Emelec, do Equador, e Lanús, da Argentina.

Nesta quarta, os rubro-negros desperdiçaram muitas chances durante os 90 minutos, mas avançaram sem sofrer muitos sustos. Mesmo com o triunfo, esta deve ter sido a última partida do técnico Vanderlei Luxemburgo como técnico do Flamengo. Ele deve ser substituído por Joel Santana para a sequência da temporada.

O Flamengo entra em campo na sexta-feira, provavelmente com a equipe reserva, nesta sexta-feira, pelo Campeonato Carioca, contra o Olaria, novamente no Engenhão. Já o titulares devem voltar a campo no domingo, no clássico contra o Botafogo.
Leonardo Moura fez o primeiro gol do Flamengo sobre o Real Potosí
Leonardo Moura fez o primeiro gol do Flamengo sobre o Real Potosí
Crédito da imagem: Vipcomm
O jogo - O Flamengo começou a partida com tudo e pressionando o Real Potosí em busca do gol. No entanto, somente aos dez minutos, os rubro-negros conseguiram criar uma boa chance. Ronaldinho Gaúcho lançou Léo Moura pela direita e o lateral cruzou para Deivid, mas o atacante não chegou a tempo de colocar para a rede boliviana. No minuto seguinte, foi a vez de Léo Moura cruzar, desta vez para Ronaldinho Gaúcho cabecear, só que para fora.

O Real Potosí apenas ficava na retaranca e só chegou perto do gol de Felipe aos 16 minutos. O árbitro marcou equivocadamente uma falta para os bolivianos perto da área, mas Yecerotte cobrou longe da trave rubro-negra. O Flamengo passou a sentir a forte marcação do adversário e parou de criar oportunidades. Os brasileiros só voltaram a assustar o goleiro Lapczyk aos 31 minutos, em um chute de longe de Renato Abreu.

A partir do lance, os rubro-negros se animaram e criaram boa jogada aos 32. Bottinelli tabelou com Renato Abreu e recebeu na entrada da área. No entanto, o argentino finalizou a direita do gol boliviano. Três minutos depois, novamente o argentino teve a chance de abrir o placar no Engenhão. Ele recebeu de Luiz Antônio, passou por um marcador e chutou a esquerda de Lapczyk, com a bola raspando a trave.

De tanto insistir, o Flamengo chegou ao gol aos 39 minutos. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na área e Léo Moura cabeceou sozinho para a rede do Real Potosí. A abertura do placar já garantia a classificação para a fase de grupos da Libertadores.

Após o gol, os rubro-negros ficaram mais calmos, mas seguiram na pressão sobre o Real Potosí. Antes do intervalo, Renato Abreu ainda teve tempo de cobrar para o goleiro Lapczyk espalmar e tirar o perigo.

Na etapa final, o Flamengo manteve o domínio da posse de bola, mas diminuiu o ritmo e não criou chances de perigo ao gol boliviano. Já o Real Potosí, precisando do gol para voltar a ter vantagem, só passou a buscar mais o ataque após as mudanças feitas pelo técnico. Chances de gol aconteceram somente depois dos 15 minutos, ambas pelos rubro-negros. Luiz Antônio e Renato Abreu quase ampliaram o placar.

No entanto, o Real Potosí começou a encontrar espaço na zaga do Flamengo e atacar com mais intensidade. Os bolivianos também contavam com os erros dos cariocas e quase chegaram ao empate aos 31 minutos. Após cruzamento pela direita, Brittes apareceu sozinho, mas cabeceou a esquerda de Felipe. Só que no minuto seguinte, os brasileiros ficaram com um homem a mais em campo quando Centurión fez falta em Léo Moura e foi expulso.

Com a vantagem em campo, o Flamengo passou a esperar o Real Potosí avançar nos contra-ataques. A tática surtiu efeito aos 47 minutos, quando Ronaldinho Gaúcho recebeu lançamento, pasou pelo marcador e tocou na saida do goleiro Lapczyk para dar números finais ao confronto e garantir a classificação rubro-negra.

FICHA TÉCNICA 
FLAMENGO 2 X 0 REAL POTOSÍ

Local:
 Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01 de fevereiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Líber Prudente (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino e Carlos Changala (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Léo Moura, Willians e Renato Abreu (Flamengo); Yecerotte, Brittes e Alarcón (Real Portosí)
Cartão vermelho: Centurión (Real Potosí)
Gols: FLAMENGO: Léo Moura, aos 39min do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 47min do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior César; Willians, Botinelli (Camacho), Luiz Antonio e Renato Abreu (Muralha); Ronaldinho e Deivid (Negueba)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

REAL POTOSÍ: Lapczyk; Jimenez, Centurion, Alarcon e Rivero; Sejas, Ovando (Sebastian Pol) e Ortiz (Angola); Michelena (Tudor), Brittes e Yecerotte
Técnico: Victor Zwenger

Nenhum comentário:

Postar um comentário