De agora em diante, serão 16 times na disputa do título da Copa do Brasil. Onze deles estão definidos, e o Flamengo está no bolo. Superado o ASA-AL na terceira fase, o Rubro-Negro aguarda o adversário das oitavas de final. Nesta edição, os times que disputaram a Libertadores, além do Vasco, que herdou a vaga do São Paulo - campeão da Sul-Americana -, entram na reta final da competição. Vice da Copa do Brasil em 2008 e campeão em 2009, ambas com o Corinthians, Mano Menezes conhece bem a competição e suas armadilhas. Reconhece que o grau de dificuldade vai aumentar com o novo formato, mas é enfático ao citar sua preferência pelo próximo adversário. E não teme ninguém.
- Prefiro jogar contra adversários de nível, em estádio grande, com 50, 60 mil pessoas. É mais bonito e melhor de ser jogado. Temos time para enfrentá-los e cada vez vamos ter mais – frisou.
Além do Flamengo, garantiram vaga nas oitavas Inter, Cruzeiro, Goiás e Salgueiro. Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Vasco também estão classificados. Luverdense x Fortaleza, Crac-GO x Santos, Atlético-PR x Paysandu, Botafogo x Figueirense e Ponte Preta x Nacional-AM disputam as outras cinco vagas.
À espera do próximo adversário, Mano lembra que ninguém pode ser desprezado e cita equipes de menor expressão que foram campeãs. Exemplos não faltam. Em 2004, o treinador chegou às semifinais com o modesto 15 de Novembro de Campo Bom e ficou em terceiro lugar. Naquele ano, Flamengo e Santo André decidiram o título, e o time do ABC Paulista foi campeão no Maracanã. Em 2008, o Corinthians de Mano era favorito contra o Sport, mas acabou superado pelo Leão na Ilha do Retiro, no Recife.
- Competição de mata-mata tem uma característica muito peculiar. Vai retratar o seu momento e o do adversário. Se as coisas andarem bem, não perder jogador, a realidade é uma. Se tiver algum acréscimo, a realidade é outra. Por isso que torneios assim apresentam até surpresas. Equipes que não são cotadas são campeãs da Copa do Brasil, como foram Santo André e Paulista de Jundiaí (em 2005, contra o Fluminense). A gente não tem que ganhar de todo mundo, temos que ganhar do próximo adversário. Vamos esperar, vamos estar melhores, se Deus quiser, aí temos condição de passar.
Os confrontos da próxima fase da Copa do Brasil serão definidos por sorteio. O Flamengo volta a jogar no próximo domingo, mas pelo Brasileirão. O time enfrenta o Inter, em Caxias do Sul, às 16h (de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário