O Flamengo não poderia sair de Santa Catarina, nesta quarta-feira, com um resultado melhor na briga para fugir da confusão. A vitória sobre o Figueirense por 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, com um gol de Nixon aos 47 minutos do segundo tempo, em um confronto de "iguais", ajudou o rubro-negro a se afastar da zona de rebaixamento. Já o Figueirense manteve-se com 32 pontos após o jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O gol de cabeça de Eduardo da Silva, aos quatro minutos, abriu o placar em Florianópolis, após o cruzamento de João Paulo. A primeira finalização do Figueirense só aconteceu aos 13 minutos, enquanto o Flamengo já havia feito quatro tentativas, com um tento convertido.
Mas na segunda etapa quem dominou a partida foi o mandante. Em boa jogada de Marcão, que se livrou da marcação rubro-negra, tocou pela esquerda para Mazola, que chutou no canto de Paulo Victor, e balançou a rede, igualando o placar. Já nos acréscimos da etapa final, Nixon marcou o seu e garantiu os três pontos.
A vitória fora de casa e contra um adversário direto representa um alívio para o time carioca, agora com 34 pontos, que enfrenta o líder da competição, o Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.
Já o clube catarinense pega o Atlético-PR, também no domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 18h30 (de Brasília).
O jogo
O time carioca começou dominando a partida e, em quatro minutos, balançou a rede dos donos da casa. João Paulo avançou pela esquerda cruzou certeiro para Eduardo da Silva cabecear para dentro do gol de Tiago Volpi. Uma jogada manjada, mas eficiente.
O meio-campista do Figueirense, França, fez falta em Everton e foi advertido com cartão amarelo, aos 11 minutos, o primeiro da partida. O primeiro chute a gol do Figueira aconteceu aos 14 minutos, quando Marco Antonio cobrou falta na área e a zaga carioca cortou. Mas na sobra, Marcão dominou dentro da área e bateu de virada, para fora, assustando Paulo Victor.
Aos 25 minutos, com o placar a favor do time rubro-negro, Paulo Victor, sem pressa para cobrar tiro de meta, levou cartão amarelo do árbitro Emerson Augusto de Carvalho, por cera. Sob pressão e com o placar a favor, o time visitante se fechou, já que o mandante cresceu na segunda parte do primeiro tempo.
Com mais posse de bola,o clube catarinense foi pouco objetivo em suas finalizações e pouco ameaçou o gol de Paulo Victor, na primeira etapa.
O técnico Argel Fucks faz a primeira substituição da partida, no lugar de França entrou Mazola, aos 42 minutos. Eduardo da Silva avançou em contra-ataque, mas foi parado por Wiliam Cordeiro, que foi advertido com cartão amarelo.
A segunda etapa da partida começou sem substituições. Aos dois minutos, o zagueiro rubro-negro, Marcelo, avançou pelo meio, se livrou da marcação e finalizou no gol de Tiago Volpi, que fez uma bela defesa evitando mais um gol.
A entrada de Mazola no fim do primeiro tempo deu outro ritmo de jogo aos donos da casa, que passou a criar melhores oportunidades já no início do segundo tempo. Argel Fucks aproveitou o momento e, precisando da vitória, tirou o lateral William Cordeiro e lançou o meio-campista Jefferson, aos oito minutos.
O Flamengo, aos dez minutos, teve uma boa oportunidade com Eduardo da Silva, que recebeu uma bola na grande área, completamente livre. O brasileiro naturalizado croata deu a impressão de achar que estava impedido e tocou com displicência de calcanhar, para defesa tranquila de Volpi. O jogador, no entanto, não estava impedido.
Em seguida, o Figueira aproveitou a sua oportunidade e não perdeu. Em boa jogada de Marcão, que se livrou da marcação rubro-negra, tocou pela esquerda para Mazola, que chutou no canto de Paulo Victor, e balançou a rede, igualando o placar
Os mandantes pressionaram bastante durante boa parte da segunda etapa. Só aos 21 minutos Luxemburgo resolveu mexer no time e tirou Luiz Antonio para a entrada de Gabriel. Em seguida, foi à vez de Alecsandro deixar a partida para dar lugar ao jovem meio-campista Muralha. Com isso, o treinador avançou Eduardo e deixou o garoto ao lado de Canteros e Márcio Araújo.
Após cinco minutos de sua entrada, Gabriel levou cartão amarelo. Thiago Heleno foi advertido também com amarelo, e vai desfalcar o time na partida contra o Atlético-PR.
O árbitro Flávio Rodrigues Guerra resolveu mostrar cartões, em menos de cinco minutos ele amarelou Gabriel, do Flamengo, Giovanni Augusto, Thiago Heleno, e Clayton, que estavam pendurados e não jogam a próxima partida.
Aos 47 minutos, Nixon que entrou no lugar de Eduardo da Silva, balançou a rede do Figueirense e garantiu a vitória rubro-negra, após chute e insistência de Chicão em rebote do goleiro Tiago Volpi.
FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 1 X 2 FLAMENGO
FIGUEIRENSE 1 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 8 de outubro de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: França, William Cordeiro, Thiago Heleno, Giovanni Augusto, Clayton (Figueirense); Paulo Victor, Gabriel (Flamengo)
Gols: FIGUEIRENSE: Mazola, aos 11 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Eduardo da Silva, aos quatro minutos do primeiro tempo e Nixon aos 47 minutos do segundo tempo
Data: 8 de outubro de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões Amarelos: França, William Cordeiro, Thiago Heleno, Giovanni Augusto, Clayton (Figueirense); Paulo Victor, Gabriel (Flamengo)
Gols: FIGUEIRENSE: Mazola, aos 11 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Eduardo da Silva, aos quatro minutos do primeiro tempo e Nixon aos 47 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi, William Cordeiro (Jeferson), Thiago Heleno, Nirley e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, França (Mazola), Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão (Everaldo)
Técnico: Argel Fucks
Técnico: Argel Fucks
FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Marcelo e João Paulo; Márcio Araújo, Héctor Canteros, Luiz Antonio (Gabriel) e Everton; Eduardo da Silva (Nixon) e Alecsandro (Muralha)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário